Quando estamos há muito tempo sentados, é inevitável o surgimento de um desconforto em nossas proeminências ósseas, quase como se o nosso corpo emitisse um aviso:
MUDE DE POSIÇÃO E ALIVIE A PRESSÃO.
E se insistimos, o desconforto se acentua e uma dormência se instala, quase que nos comunicando que o sangue não está circulando e os nutrientes não estão chegando ao local. Alerta recebido, enfim, alteramos nossa posição.
MAS E SE NÃO PUDÉSSEMOS FAZÊ-LO ou se o fizéssemos com uma periodicidade reduzida, tal como IDOSOS ACAMADOS OU CADEIRANTES?
![](https://static.wixstatic.com/media/211655_a1c20871d713473ab0575e2554e8aef4~mv2.png/v1/fill/w_724,h_612,al_c,q_90,enc_auto/211655_a1c20871d713473ab0575e2554e8aef4~mv2.png)
LESÃO POR PRESSÃO
A LESÃO POR PRESSÃO, antigamente denominada de ESCARA, é uma lesão na pele e nos tecidos moles situados abaixo dela, que ocorre pela interrupção no fornecimento de sangue e nutrientes, quando os pacientes ficam por muito tempo em uma mesma posição.
Os LOCAIS MAIS FREQUENTES são aqueles em que as proeminências ósseas ficam logo abaixo da pele, como a região sacral (ACIMA DO CÓCCIX), maléolos (OSSO LATERAL DOS PÉS), trocânteres (parte superior e lateral do FÊMUR), ísquios (osso em cada glúteo, ONDE SENTAMOS) e CALCANHARES.
Geralmente, iniciam com uma vermelhidão local (que NÃO deve ser massageada) e, se a pressão não for aliviada, em casos mais graves, podem levar a exposição de músculos, tendões e ossos.
Há centenas de tratamentos no mercado, no entanto, O MAIS EFETIVO AINDA É A PREVENÇÃO. Dessa forma, seguem algumas sugestões:
- Nos pacientes acamados, mude-os de posição no máximo a CADA DUAS HORAS;
- Certifique-se de que a ingesta de líquidos está adequada e de que a pele está hidratada;
- Otimize a nutrição (principalmente a ingesta de proteínas);
- Em pacientes com incontinência urinária ou fecal, mantenha a PELE LIMPA E SECA, por meio de troca de fraldas frequentes e uso de cremes de barreira;
- NÃO ARRASTE o idoso para baixo ou para cima, mas erga-o por meio de travessas, por meio de movimento contínuo e ordenado, sempre evitando o deslizamento;
- Use roupas de cama sem rugas e preferencialmente de algodão.
Humberto Alexandre Amadori – médico geriatra
Comments